13 ª Aula: 21 de Fevereiro de 2013
A primeira aula deste 2.º Semestre consistiu numa sessão de esclarecimento de dúvidas sobre a PORDATA – Base de Dados de Portugal Contemporâneo.
Para dar esta aula, a turma teve o apoio de uma formadora que falou essencialmente sobre a história da PORDATA, como surgiu, quem teve a ideia para a sua criação, qual a sua missão e quais os serviços que disponibiliza.
Através da aula e de algumas pesquisas feitas, acerca desta base de dados, pude concluir que a PORDATA foi organizada pela FFMS, Fundação Francisco Manuel dos Santos e criada em 2009.
É importante mencionar que a PORDATA pretende: “consagrar uma parte importante dos seus recursos e dos seus esforços à recolha, à organização e à divulgação de informação sobre Portugal e os portugueses”.
Na minha opinião, para quem precisa de recolher dados de uma maneira rápida e eficaz, a PORDATA é uma mais-valia, uma vez que faz uma recolha sistemática de dados pelas instituições que os detêm e, estrutura-os de forma a serem facilmente acessíveis para consulta ou exportação. É importante mencionar que no Ensino Superior são realizados alguns trabalhos de investigação e, usando esta base de dados podemos encontrar tudo o que precisamos saber.
Saliento, ainda, que esta aula foi muito útil porque, embora já tivesse ouvido falar sobre esta base de dados, nunca a tinha explorado, ou seja, nunca me interessou consultar a PORDATA pois, partia do pré-pressuposto que era algo complexo. Contudo, com esta aula, a minha ideia mudou radicalmente, pois trata-se de uma forma bastante simples e eficaz de encontrar os dados que quero sem qualquer dificuldade.
Posto isto, a aula foi um pouco diferente do que é habitual mas correu muito bem, a turma estava bastante interessada e a formadora interagiu imenso.