25ª Aula: 30 de Maio de 2013

 

Esta aula consistiu na apresentação final dos projetos, onde apresentaram quatro grupos.

De forma global, todos os grupos fizeram uma boa apresentação mas foi possível constatar que os objetivos propostos não foram todos atingidos e que desenvolver um projeto não é uma tarefa fácil.

Neste sentido, um projeto é um plano de trabalho que se organiza fundamentalmente para resolver e estudar um problema e que se preocupa com os intervenientes que o irão realizar. São várias as características do problema que se deve ter em atenção, ou seja, este deve ser significativo (capaz de mobilizar os intervenientes; cujo sentido seja compreendido e aceite por todos), desafiador (capaz de provocar um equilíbrio ótimo) e exequível (com base nas competências e recursos existentes).

A metodologia de projeto é constituída pelas seguintes fases:

o   Elaboração do diagnóstico da situação: “Um diagnóstico de qualidade é a primeira condição de um bom projeto, ao permitir determinar com precisão os problemas a resolver, os recursos disponíveis e os fatores que serão determinantes no contexto. É também decisivo para um bom sistema de avaliação, ao estabelecer as bases segundo as quais as realizações e impactes podem ser avaliado. Mas é mais do que isso: é um instrumento decisivo do ponto de vista da criação de condições sociais e institucionais de sucesso da intervenção.” (Capucha, L. 2008:17).

o   Planificação das atividades, meios e estratégias: Estabelece-se a estratégia do projeto: definição das linhas de ação, identificação dos recursos e meios, assim como, a calendarização das tarefas.

o   Execução das tarefas planeadas: Execução das ações definidas no plano de projeto. Isto implica a mobilização atempada dos necessários e o acompanhamento das ações por parte da gestão do projeto.

o   Avaliação: “A avaliação é um elemento central de qualquer programa, política ou plano de intervenção, permitindo-lhe não apenas determinar os níveis de realização dos objetivos, mas também aquilatar do conjunto de impactos que produz e os processos que conduziram a tais impactos. (…) A avaliação constitui um poderoso instrumento de apoio ao processo de decisão, tornando-o mais participado, transparente, racional e rigoroso. Numa palavra, a avaliação constitui o principal instrumento do sentido crítico necessário à implementação de projetos.” (Capucha, L. 2008:16).

o   Divulgação dos resultados obtidos: O esforço de divulgação é útil e fundamental, uma vez que os próprios intervenientes do projeto refletem sobre o trabalho que realizaram.

No meu ponto de vista todos os grupos conseguiram passar por todas estas fases contudo, em todas elas aconteceram algumas falhas, mais visíveis em alguns grupos do que noutros. O maior problema diz respeito à componente da avaliação, visto que se trata de um processo complicado e os grupos não sabem qual a forma mais correta de se avaliar e serem avaliados pelos outros.

Um problema generalizado também, tem que ver com a construção de gráficos. Um gráfico “é a tentativa de se expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim facilitando a compreensão dos mesmos.” E, neste sentido, todos os gráficos apresentados não estavam completamente claros.

Posto isto, todos os grupos estão de parabéns, visto que foi notório esforço e empenho nas apresentações.

 

 

Referências bibliográficas:

 

 -  Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projectos. Guião Prático. Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

- Mª Alice, R. & Cândida, F. (2010) Metodologia de Projecto: Colectânea descritiva de etapas. Publicação da Área disciplinar de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal