14ª Aula: 28 de Fevereiro de 2013
 

A segunda aula do 2.º semestre de SIP foi marcada pela apresentação dos projetos de alguns grupos, no que diz respeito ao nível das fases do planeamento e da avaliação.

Contudo, a professora definiu algumas datas importantes, nomeadamente a da entra do portfólio, o dia das tutorias, como também a data de entrega da primeira é segunda versão do Relatório.

No que diz respeito às apresentações, foi possível conhecer o trabalho desenvolvido pelos colegas e, o que pude constatar é que existe alguma discrepância entre os grupos. Basicamente existem grupos que já têm tudo muito bem planificado, ou seja, sabem minimamente o que vão realizar no segundo semestre, outros a planificação ainda tem objetivos muito gerais.

Tal como já tinha sucedido no semestre passado, cada aluno teve de preencher uma grelha de análise das apresentações dos projetos, que incidia apenas em duas colunas: propostas para a implementação e propostas de avaliação do projeto. Através do preenchimento da grelha percebi que avaliação é a componente que se encontra menos clara para os grupos, uma vez que, os grupos ainda têm dúvidas de como se vão avaliar e como será feita a heteroavaliação, por parte da instituição, será através de uma grelha?! Uma entrevista?...

Contudo, é importante não descorar sobre este processo de avaliação uma vez que é aí que vamos diferenciar o desempenho individual e dar a conhecer a opinião da instituição sobre o desempenho do grupo e, identificar as deficiências no desempenho individual e coletivo e tentar corrigi-las. Neste sentido, a avaliação assume um grau de importância extremo, pois apela bastante à reflexão, visto que somos obrigados a pensar naquilo que fizemos, no que que correu bem ou mal, se a nossa intervenção teve impacto para a instituição, se a nossa ação foi útil… 


Crie o seu site grátis Webnode