Aula n.º 10 - 6 de Dezembro

 

Objetivos: 

  • Dar a conhecer o tema sobre a aplicação/execução de projetos.

 

Primeiramente a docente fez um balanço sobre a situação dos grupos, nomeadamentem em relação ao projeto nas instituições, como também  na evolução do relatório.

Posteriormente, procedeu-se a uma apresentação no qual a temática era sobre a “Aplicação/ Execução e avaliação de Projectos”. 
As ilações que retirei acerca desta temática foi que no campo da avaliação, há determinadas questões que devem ser respondidas e reflectidas, que considero pertinentes para uma compreensão geral, do acto avaliar, sendo estas as seguintes:
 
O que avaliamos? Devemos ter em atenção no início que o que se pretende avaliar se são os destinatários, as suas necessidades, o esboço do programa, o seu desenvolvimento ou os efeitos produzidos;
 
 Para que avaliamos? 
  • Medir o grau de pertinência e eficácia de um projeto;

  • Facilitar o processo de tomada de decisões para melhorar e/ou modificar um programa ou projeto;

  • Estabelecer em que grau poderão ser produzidas consequências imprevistas;

  • Fomentar uma análise prospetiva sobre quais devem ser as intervenções futuras.

Quem avalia? Podemos realizar uma auto – avaliação; uma avaliação interna ou externa, ou mista( combinado estas duas últimas avaliações). 
Quando avaliamos? Avaliamos primeiramente, através de uma:
 
1)Avaliação do diagnóstico, isto é, fazer uma avaliação prévia ao processo de aprendizagem;
2)Aavaliação do processo, dando atenção ao desenvolvimento do projecto, com o intuito de corrigir fracassos;
3)Avaliação final, reunindo os elementos proporcionados pelas avaliações anteriores, esta avaliação é aplicado no fim do processo do projecto.
 

Outra ideia-chave que conclui da apresentação das colegas é que a avaliação deve ser:

  • Objetiva- deve medir, analisar e concluir sobre os factos tal e qual eles acontecem e sem serem contaminados pela forma de pensar dos avaliadores.

  • Válida- Deve descrever o objeto na sua evolução e no contexto, revelar virtudes e defeitos do plano de avaliação dos procedimentos e condições. Deve proporcionar conclusões válidas.

  • Confiável

  • Oportuna- deve ser aplicada no momento adequado de forma a evitar destorções.

  • Prática- deve ajudar a identificar e examinar a parte boa e má do objeto avaliado e proporcionar soluções para o melhorar.

 

Referências bibliográficas: 

 

  • SERRANO, Gloria Pérez. (2008). Elaboração de Projectos Sociais. Casos Práticos. Coleção Educação e trabalho social, nº7. Porto: Porto editora. Aplicação/Execução, Avaliação, p.77-101.

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