Aula 2 - 27 de Setembro de 2012
Objetivos:
- Pesquisar instituições e definição dos grupos;
- Explicação da professora sobre portefólio digital;
- Planificação.
Na segunda aula a docente questionou à turma a escolha dos pares e se já tínhamos alguma noção para que instituição iriamos, com o intuito de realizar o nosso projeto de intervenção. Na minha perspetiva a turma ainda não tinha mostrado propostas claras à docente.
A docente referiu que possuía alguns contactos de instituições que nos podia fornecer, nomeadamente o GAFF - Gabinete de apoio às famílias; a Associação Moinhos da Juventude; o Programa Escolhas; a Deloitte - consultora em gestão de Recursos Humanos (RH).
Relacionado com a escolha as instituições a docente esclareceu que devíamos ter em conta:
- Os horários e relação com a licenciatura;
- Os projetos ativos;
- A Localização;
- A disponibilidade de um tutor;
- O espaço físico.
De seguida, a docente falou-nos acerca de umas fichas de leitura que teríamos que fazer, cujos textos estão desde já disponíveis no Schoology, mostrando assim a calendarização de entrega das mesmas. Aproveitou também para mencionar que o primeiro semestre diz respeito à planificação e calendarização e o segundo já está relacionado com a execução do projeto de intervenção e, salientou que um projeto deve conter uma análise SWOT contudo, alertou que iriamos abordar este tema mais tarde.
Abordámos, ainda, o tema do portfólio digital, esclarecendo os conteúdos que este devia incluir. Apesar de ser um portfólio individual há conteúdos que deviam ser abordados nomeadamente: fichas de leitura, os diários de campo da instituição, os diários de aula, entre outros. Contudo, o portfólio poderá ter outras informações que considerarmos pertinentes para o nosso processo de aprendizagem.
Neste sentido, a docente facultou-nos algumas ferramentas que poderíamos utilizar para a construção do nosso portfólio digital, nomeadamente o Webnode, o Wordpress e o Enotes.
Esta sessão ajudou-me a compreender melhor acerca do trabalho que tínhamos que realizar, nesta unidade curricular, uma vez que, a docente disponibilizou diversos meios para facilitar a resolução do nosso trabalho, como por exemplo a escolha das instituições, disponibilizou várias ferramentas para a elaboração do portfólio digital, entre outros assuntos.