Aula 3 - 4 de Outubro de 2012

 

Objetivos:

  •  Conhecer o desenvolvimento os grupos na escolha das instituições;

  • Compreender o que é a metodologia de projeto.

Nesta aula, a docente começou por fazer algumas questões relacionadas com as instituições, ou seja, pretendia saber como estava o ponto de situação, nomeadamente se já tínhamos instituição para realizar o estágio no âmbito do desenvolvimento do projeto de intervenção ou por outro lado se estava a ser um processo complicado.

Confesso, que até a esta data o meu grupo ainda não tinha encontrado nenhuma instituição que respondesse aos objetivos desta cadeira e, fiquei um pouco apreensiva quando a professora começou a levantar estas questões.

Para além disto, a aula ficou marcada essencialmente com uma apresentação feita pela docente em Powerpoint, que incidia na caracterização de projeto. Neste sentido, a docente levantou alguma questões, nomeadamente:

  •  Como defines Projeto?
  •  O que um Projeto permite?
  •  Características do Projeto?
  •  Fases do Projeto?
  •  Estudo de caso -Um projeto: de vida, profissional, social, …

Todas estas questões foram respondidas ao longo da apresentação o que serviu, de certa forma, para consolidar conhecimentos que já havia adquirido anteriormente na cadeira de Metodologias de Projeto do 2.º ano/2.º semestre.

Neste sentido, entendi que o projeto é uma construção própria do ser humano, que se concretiza a partir de uma intencionalidade representada por um conjunto de ações que ele antevê como necessárias para executar, a fim de transformar uma situação problemática em uma situação desejada. Pressupõe, ainda iniciativa, autonomia,  autenticidade, envolve complexidade e incerteza, e assume um carater prolongado e faseado.

Com esta apresentação constatei que as fases do projeto são: o diagnóstico, a planificação, a realização, a avaliação e a divulgação dos resultados mais significativos.

O balanço que faço desta aula é positivo uma vez serviu de "arranque" para o desenvolvimento do meu projeto. Há aspetos que foram esmiuçados pela docente que não podem ser esquecidos, nomeadamente a definição e caraterização de projeto e respetivamente as fases que este assume.

É um facto que estes aspetos já tinha sido trabalhados numa outra cadeira mas não foram tão aprofundados e, por vezes é favorável ter explicações diferentes sobre o mesmo assunto para o entendermos melhor.