Aula n.º 4 - 11 de Outubro de 2012

 

Objetivos:

  • Conhecer o progresso  dos grupos na escolha das instituições;

  • Compreender o que é a investigação qualitativa;

  • Perceber o conceito de entrevista exploratória.

Na presente aula foram, numa primeira fase foram discutidos, o ponto de situação dos grupos referentes à Instituição, com o intuito de compreender se os grupos já tinham encontrado instituição e, se estavam a integrar bem. 

Posteriormente procedeu-se à apresentação das colegas do texto -Investigação Qualitativa em Educação - Uma Introdução à Teoria e aos Métodos de BOGDAN, Robert (1994)

Desta apresentação retiro que a investigação qualitativa tem o ambiente natural como a sua fonte direta de dados e o investigador como o seu principal instrumento, supondo um contato direto e prolongado do mesmo com o ambiente e a situação que está sendo investigada, normalmente por meio de um trabalho de campo. 

Outra informação pertinente, retirada da apresentação das colegas, diz respeito aos primeiros dias no campo da investigação. Estes não vão ser fáceis pois, para nos tornarmos investigadores leva o seu tempo e só melhora através da prática. Nesse sentido, são dadas sugestões para colmatar essas dificuldades, sendo estas:

  • Não interpretar o que acontece como uma ofensa pessoal;
  • Na primeira visita tentar arranjar alguém que te apresente;
  • Nos primeiros dias, tenta não fazer nada demais;
  •  Mantém-se relativamente passivo;
  • Ser amigável.

Outra parte da aula foi dedica à entrevista exploratória no qual as ideias principais que retive foram que a entrevista constitui uma das técnicas de recolha de dados mais frequentes na investigação naturalista.  As entrevistas podem ser de três tipos, diretivanão diretiva e semi-diretiva, sendo a mais usada até à data a semi-diretiva Este tipo de entrevistas, permite ao entrevistado estruturar o seu pensamento em torno do objeto definido pelo entrevistador e também a definição feita dos temas não permite que o entrevistado possa fugir aos assuntos. 

As entrevistas exploratórias têm como função principal revelar determinados aspetos do fenómeno estudado em que o investigador não teria espontaneamente pensado por si mesmo e, assim, completar as pistas de trabalho sugeridas pelas suas leituras. Servem também para encontrar pistas de reflexão, ideias e hipóteses de trabalho, e não para verificar hipóteses preestabelecidas. Trata-se, portanto, de descobrir novas maneiras de colocar o problema e não de testar a validade dos nossos esquemas.

Esta apresentação, sobre a entrevista exploratória, vai ser muito útil para a concretização do nosso projeto uma vez que, para compreender toda a dinâmica do  centro de formação entre outro assuntos, vai realizar-se uma entrevista à diretora do centro e, como tal só seguindo todas as "normas" e características da entrevista da exploratória é que conseguimos obter todas as informações que queremos. 

 

 

Referências bibliográficas: 

 

  • BOGDAN, Robert (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora