Aula n.º 7 - 8 de Novembro de 2012

 

Objetivos:

  • Explicação da estrutura do relatório;

  • Compreender a fase de diagnóstico de um projeto;

  • Calendarização das aulas de tutoria.

 

Nesta aula a docente começou por explicar como deverá estar estruturado o relatório. Deste modo, o relatório terá de ter uma introdução, enquadramento teórico e temático, as metodologias de investigação utilizadas, o desenvolvimento do projeto e as considerações finais, além das referências bibliográficas e os anexos. 

Relativamente à estrutura do relatório não é nenhuma novidade para mim, visto que ao longo da licenciatura temos vindo a desenvolver imensos relatórios. Penso que a cadeira de SIP é muito parecida à de Metodologia de Projeto que tivemos no ano transato contudo, requer mais esforço e dedicação. 

Posteriormente, as colegas apresentara um texto que dizia respeito à elaboração de projetos sociais no qual deram enfâse à planificação, ao processo metodológico, à calendarização e finalmente aos recursos.

Neste sentido, é importante explicitar o conceito de planificação. Segundo Kaufman (1980:7) “ a planificação trata unicamente de determinar o que se deve fazer, para posteriormente se poderem tomar decisões práticas para a sua implementação. A planificação é um processo para determinar para onde ir e estabelecer os requisitos para chegar a esse ponto da forma mais eficaz e eficiente possível.”

Assim, a planificação implica saber onde eu estou ou qual o ponto de partida, com que recursos posso contar e que procedimentos vou utilizar para alcançar as metas. Deste modo, a ação de planear consiste em utilizar um conjunto de procedimentos, com os quais se pretende alcançar determinados objetivos, tem em conta a limitação dos recursos.

Em suma, a planificação consiste em procurar, antecipar, prever, predizer e tentar vislumbrar o que se vai desenrolar e aplicar no futuro.

processo metodológico é complexo e exige que preste atenção aos seguintes aspetos:

  •   Às diferentes atividades que se implementam no desenvolvimento do projeto;
  • À especificação das técnicas e instrumentos a utilizar na recolha de dados;
  •  Definir a população com a qual vamos trabalhar;
  • Identificar a amostra com a qual se vai realizar o projeto;
  • Recolher e refletir sobre os dados;
  • Analisar os dados. 

A calendarização tem como finalidade apresentar o seguimento e sucessão das etapas da investigação e a forma se sucedem, complementam e coordenam. É fundamental estimar a duração aproximada de cada uma das etapas e decidir sobre a sequência das mesmas no projeto total.

Para realizar um projeto é necessário contar com recursos diversos:

- Os recursos humanos (quantidade e qualidade das pessoas que são necessárias para a execução das atividades que o projeto contempla)

-Os recursos materiais (instrumentos, materiais, ferramentas, equipamentos, infraestruturas, utensílios profissionais, que são utilizados na consecução do projeto)

- Os recursos financeiros (despesas/custos materiais, equipamentos, salários e todos os aspetos que são precisos subsidiar para a implementação do projeto).

Na minha opinião esta aula serviu para consolidar matéria, visto que já tínhamos esmiuçado este texto na cadeira de Metodologia de Projeto e, nesse sentido apenas "avivei" a minha memória no que diz respeito a esta temática.

Por fim, a docente marcou a aula de tutoria que ficou agendada para o dia 15 de Novembro

 

Referências bibliográficas: 

 

  • Serrano, G. P. (2008). Elaboração de Projetos Sociais. Casos Práticos. Coleção Educação e Trabalho Social, n.º7. Porto: Porto Editora

 


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