Balanço Final
Tendo em conta o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, o balanço global que faço da disciplina é positivo.
Posso dizer que foi um percurso de altos e baixo mas ao mesmo tempo compensador, as falhas que cometi ao longo deste semestre serão certamente uma aprendizagem para o futuro.
No que diz respeito às aulas se seminário, penso que a minha atitude foi mudando, tornei-me numa aluna mais interessada e predisposta a aprender os conteúdos lecionados na aula. Neste sentido, senti que a própria Unidade Curricular fez de mim uma aluna mais responsável, empenhada, proporcionando-me competências que influenciaram o meu desempenho nas restantes disciplinas mas também competências a serem utilizadas no futuro.
Relativamente ao portfólio, posso dizer que foi a minha deceção, podia ter feito muito melhor, sinto que tenho capacidades para tal. Talvez desleixo da minha parte que levou a que não fizesse tudo atempadamente. Contudo, senti que não existiu progressão do primeiro para o segundo semestre em relação a esta componente avaliativa. Tentei ser mais reflexiva do que propriamente descritiva, contudo o maior desafio é a reflexividade, só praticando muito é que conseguimos ser mais reflexivos.
Direcionando –me para a relação com a instituição, penso que podia ter sido mais positiva. A uma dada altura, sentia-me desmotivada em realizar tudo o que estivesse relacionado com a mesma. A conclusão que retiro é que se fosse hoje, não escolhia, de todo um centro de Formação de Professores, visto que a política que o centro se rege é muito fechada no qual não podíamos intervir em quase nada. Ao menos este projeto serviu para constatar que a área de Formação de Professores não me interessa minimamente.
Para terminar, gostaria de dizer que mesmo que os resultados não reflitam dessa forma, o balanço foi positivo pois cresci enquanto aluna e as lições que retirei desta seminário serão aplicadas no futuro.