Aula n.º 6 - 25 de Outubro de 2012

 

Objetivos:

  • Explicação da estrutura do relatório

  • Compreender a fase de diagnóstico de um projeto;

  • Calendarização das aulas de tutoria.

Nesta aula a docente mencionou os elementos que devem constar no relatório no que diz respeito ao desenvolvimento do nosso projeto e, seguidamente falou-nos das sessões de tutória, propondo à turma dias para marcar a tutoria dos diferentes grupos. A tutoria tem como principal finalidade esclarecer possíveis dúvidas, assim como dar feedback do trabalho desenvolvido. Além disto, a docente ainda esclareceu algumas dúvidas sobre as notas de campo, diários de campo e grelhas de observação. 

Posteriormente,  procedeu-se à apresentação de um texto em grupo, cujo tema assenta nos “Elementos para elaborar um projeto”. Nesta apresentação destaco as quatro fases que se deve ter em conta para elaborar um projeto. A primeira fase é a do diagnóstico que, é considerada a mais importante pois se esta fase for mal executada todo o projeto poderá assentar numa base não sólida. Nesta fase de diagnóstico é necessário a criação de objetivos, a utilização de uma metodologia sólida como entrevistas e inquéritos por questionário para saber qual a real necessidade das instituições com que vamos contactar. A definição de recursos (materiais, humanos e financeiros) também é considerada muito importante. 

A segunda fase, a planificação prende-se com a planificação de todo o projeto que se vai desenvolver depois de termos averiguado quais as reais necessidades da instituição. Nesta fase definimos o problema da instituição, os objetivos gerais e específicos, as definições das atividades e das tarefas bem como a definição das responsabilidades pelos vários responsáveis. Nesta fase é também importante a criação de uma calendarização, uma metodologia e da criação de recursos. 

A última fase execução e avaliação é a parte final do projeto. A execução prende-se com a aplicação do projeto no campo.  A Avaliação do projeto é a parte final de todo o ciclo e pode ser feita através de diversas metodologias.

 

Esta aula foi deveras importante porque o trabalho para esta disciplina assenta num projeto de intervenção e, como tal o grupo vai ter que passar por estas fases todas e tem que executá-las da melhor maneira. Penso que a fase do diagnóstico é a mais complicada porque temos que saber a priori quais os recursos que vamos utilizar, definir objetivos específicos e, uma vez que não estamos inteiradas com o centro de formação é sempre complicado inicialmente definir tudo "isto" e por as ideias no lugar. Relativamente à fase da avaliação penso que vai ser o mais recompensador porque é nessa última fase que temos uma noção de como correu o nosso projeto. Sabemos se mudaríamos algo, o que podíamos ter feito melhor entre outros aspetos.