Ficha de leitura 3

 

  • Referência Bibliográfica: Guerra, Isabel Carvalho (2002). Fundamentos e processos de uma sociologia da acção: o planeamento em Ciências Sociais. 2ª ed. Cascais: Principia, pp.162-174

  • Palavras-Chave: Finalidades, Objetivos gerais, Objetivos específicos, Estratégias de intervenção, Planeamento e Plano de ação

  • Síntese do texto:

Esta ficha de leitura remete para a continuação do texto Fundamentos e processos de uma sociologia da ação: o planeamento em Ciências Sociais no qual está direcionado para os objetivos e estratégias de ação e a elaboração do plano de ação.

Relativamente aos objetivos e estratégias de ação poderá dar-se grande importância a dois focos fundamentais: a definição dos objetivos e as estratégias de intervenção. Quanto ao primeiro foco, poderá distinguir-se as finalidades, os objetivos gerais e os objetivos específicos, pois o que importa é saber se as finalidades do projeto são visivelmente definidas e se os objetivos estão bem formulados. No entanto os objetivos gerais dão as direções/intenções para as ações (são formulados sempre com verbo de ação) e os objetivos específicos manifestam o que se espera atingir (metas), ou seja, detalham os objetivos gerais, por isso estes objetivos têm que ser claros e precisos.

Relativamente ao segundo foco, as estratégias de intervenção, pode-se detetar três passos importantes, que são: o planeamento e estratégias (que está mais direcionado para os processos do que para os conteúdos, o planeamento é um processo que pretende prepara a intervenção, tendo em conta os objetivos negociados, de forma a construir-se o modo de fazer, havendo assim estratégias de planeamento que são as estratégias globais do projeto e as estratégias operacionais, estas são vistas como orientações metodológicas de intervenção do projeto e têm que considerar a relação entre os objetivos e os recursos); a definição de estratégias (a elaboração das estratégias passa pelo estabelecimento dos critérios conceção das estratégias, a enumeração das modificações necessárias, o esboço das estratégias potenciais, a escolhas das que são realizáveis, descrição das estratégias escolhidas, calcular os custos das estratégias, avaliar a adequação dos recursos e por fim a revisão das estratégias e dos objetivos); e o estabelecimento dos critérios e conceção (relaciona-se com a política da instituição, ou seja, é necessário verificar as implicações organizativas e logísticas). 

Quanto à elaboração do plano de ação, primeiro devemos constar o que pretendemos realmente fazer tendo em conta os objetivos que pretendemos alcançar, o público-alvo e os recursos do qual dispomos. Um plano de atividades resulta da relação entre objetivos, meios e estratégias e deve situar-se em torno das seguintes questões: Porque é que isto deve ser feito?; O que deve ser feito?; Onde?; Quando?; Como?. Para se encontrar respostas para estas questões é fundamental que o grupo de trabalho funcione enquanto equipa e que todos possam dar a sua apreciação.

A autora refere que as principais componentes de um plano de atividades propriamente dito são: Identificação do programa; definição da atividade; definição das tarefas que decorrem dessa ação; definição dos responsáveis pela concretização dessas ações e tarefas; recursos necessários; calendário. Para se elaborar um plano de ação é necessário que exista o plano de actividades, o plano de avaliação e o plano de pesquisa-ação.  

  • Reflexão Crítica:

O que é fundamental retirar deste texto é a cooperação e a colaboração que tem que haver entre todos os elementos do grupo, de maneira a levar o projeto ao sucesso e à sua exequibilidade. Este especto é bastante importante pois, é sem dúvida, o que faz a diferença no decorrer das etapas de um projeto de intervenção.

Este texto tem uma componente teórica muito boa e importante para a realização de um projeto de intervenção. Em qualquer projeto temos de definir objetivos, definir o que pretendemos alcançar, qual a finalidade do nosso projeto. Seguidamente tem de se realizar um planeamento e as estratégias de intervenção, são estas que vão definir concretamente o que devemos fazer para atingir os objetivos. Continuamente tem de se elaborar o plano de ação onde deve constar as atividades que se pretende realizar, neste deve estar presente ainda o plano de atividades, o plano de avaliação onde se vai compreender se os objetivos foram atingidos. Penso que um projeto onde estejam expressas todas estas etapas que se tem falado tem potencial para ser um projeto bem concretizado, viável e sobretudo que responda corretamente à sua problemática.