Formação Contínua de Professores

 

Como estou a estagiar num centro de formação de professores que tem por base a formação contínua de professores, achei pertinente falar um pouco sobre a mesma.

Primeiramente é importante clarificar o que se entende por formação continua e deste modo, basta recorrer a diversos autores que apresentam definições bastante corretas e concisas.

Segundo o Relatório da OCDE em 1984, “ A formação contínua, entendida como um processo organizado de atualização em função de uma carreira docente diversificada (…) e devidamente estruturado em termos de objetivos, execução e controlo (…)”

Esta formação ocorre depois do professor ter recebido um certificado inicial e ter iniciado a sua prática profissional. Mas não deve ser também confundida com a reciclagem, devido ao seu carácter permanente.

Deste modo é importante destacar que a formação contínua de professores está direcionada para quatro modalidades distintas: círculo de estudos, as oficinas de formação, os projetos e os estágios.

De entre estas modalidades, os círculos de estudos e os projetos estão particularmente vocacionados para permitirem que os profissionais se juntem, por iniciativa própria, elejam uma problemática comum sobre a sua realidade e desencadeiem a busca de soluções para esse problema, propondo ao seu centro de formação, a satisfação de uma preocupação profissional comum a todos, enquadrando estas iniciativas no sistema de formação contínua e valorizando-as para efeito de currículo e de carreira.

Quanto às oficinas de formação e aos estagiários, estas têm como objetivo essencial intervenção sobre as práticas específicas da atividade profissional, promovendo a formação em alternância, encontrando momentos de aplicação/experimentação e momentos de reflexão/melhoramento, avaliando continuamente os resultados provocados, em momentos sucessivos de ação e de reflexão.

Contudo, é importante esclarecer que atualmente, o conceito de formação contínua tem vindo a ser substituído pelo Desenvolvimento Profissional dos Professores, dado que este surge como mais apropriado para traduzir a conceção do professor como profissional do ensino.

Neste sentido, deve entender-se o desenvolvimento profissional dos professores enquadrando-o na procura da identidade profissional, na forma como os professores se definem a si mesmos e aos outros. É uma construção do eu profissional, que evolui ao longo das suas carreiras, que pode ser influenciado pela escola, pelas reformas e contextos políticos, e que integra o compromisso pessoal, a disponibilidade para aprender a ensinar, as crenças, os valores, o conhecimento sobre as matérias que nsinam.

 

 

Referências bibliográficas:

 

 

  • Ávalos, B. (2007). El desarrollo Professional continuo de los docentes: lo que nos dice la experiencia internacional y de la región latino-americana. In: Rev. Pensamento Educativo, vol.41, nº 2, pp 77-99;

  • Darling-Hammond, L. & McLaughlin, M. (2003). El desarrollo professional de los maestros. Nuevas estrategias y politicas de apoyo. Secretaria de educación pública: Argentina;

  • Demailly, L. (1992). Modelos de formação continua e estratégias de mudança. In: A. Nóvoa (coord). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, pp. 139-158;

  • Estrela, M. (2001) Realidades e perspectivas da formação continua de professores. In: Revista Portuguesa de educação, volume 14, nº 001. Universidade do Minho, Portugal, pp. 27-48;

  • Rodrigues, A. (1999). Modalidades de formação continua. Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação.