Problemas da Formação de Professores

 

Este pensamento do reitor da Universidade de Lisboa António Nóvoa é bastante interessante uma vez que, a ideia que este transmite é que, à medida que se foi falando da formação de professores e consequentemente, na ideia de um professor reflexivo e pesquisador começou a existir um distanciamento ainda maior entre a teoria e a prática.

Neste sentido, as principais ilações que retiro é que, os docentes não podem descorar da componente prática, ou seja, têm que dar atenção ao exercício da prática reflexiva em que o professor reflete sobre a sua prática na sala de aula. Basicamente, o professor reflexivo examina o seu próprio ensino, visando modificar aa suas práticas.

Dessa forma, todas as ações envolvem a prática reflexiva, que deve estar presente em todo o processo de ensino-aprendizagem, seja durante a execução, no processamento dos resultados ou mesmo na escolha dos objetivos a que se pretende chegar por meio de determinada ação.

Nesta linha de pensamento Boterf (2003) identifica seis competências inerentes aos profissionais sendo estas: saber agir com pertinência; saber mobilizar saberes e conhecimentos num contexto profissional; saber integrar ou combinar saberes múltiplos e heterogéneos; saber transpor; saber aprender e aprender a aprender e saber envolver-se.

Assim, o saber agir não consiste somente em saber tratar um incidente, mas também, em saber antecipá-lo, ou seja, o profissional dever ir mais além do que está pré-estabelecido.

O saber mobilizar demonstra que, apesar de as pessoas possuírem conhecimentos ou capacidades estas não conseguem mobilizar esses conhecimentos de acordo com a situação de trabalho ou em momento oportuno. Neste sentido, a mobilização das competências deve exercer-se sob uma imposição objetiva do contexto, como também sob a imposição subjetiva que o sujeito atribui para si.

O terceiro saber procura integrar saberes múltiplos e envolve como a construção das competências apelando para uma combinatória complexa de recursos em que se interligam os conhecimentos gerais e os conhecimentos profissionais. É importante salientar que esta integração de saberes múltiplos existe em atividades aparentemente não-complexas.

O saber transpor implica a ideia que o profissional não pode limitar-se à execução idêntica de tarefas únicas e repetitivas mas sim, que tenha a capacidade de aprender e de se adaptar. Deste modo, por exemplo, num novo ambiente o profissional deve aplicar conhecimentos ou habilidades que já executou em contextos distintos.

Relativamente ao saber aprender e aprender a aprender o texto salienta a ideia que o profissional faz da sua prática profissional uma oportunidade de criação de saber.

Finalmente, no saber envolver-se pude concluir que o envolvimento profissional depende em grande parte a sua implicação efetiva na situação. Este é, também, acompanhado do reconhecimento do direito ao erro sendo que o erro só é admitido desde que seja imediatamente informado.

 

 

Referências bibliográficas:

 

  • BOTERF, G.(2003). A competência do profissional: saber administrar uma situação profissional complexa. In: G. Boterf Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, pp.37-92;


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